segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Relatórios Individuais de Aprendizagem



Atire a primeira pedra o colega que, nos últimos três anos, pelo menos, não se viu diante do pedido de um relatório de rendimento escolar de um – ou mais – de seus alunos para o pediatra da criança ou seu terapeuta.

Com a recorrência de encaminhamentos de alunos com dificuldades de aprendizagem aos serviços de acompanhamento educacional, seja por parte do psicólogo, fonoaudiólogo, psicopedagogo, enfim, tais documentos já vêm fazendo parte da rotina de alguns professores. No entanto, esses relatórios exigem especificidades que nem sempre ficam claras para o professor.

Como, então, diferenciar um relatório encaminhado ao psicólogo da criança, daquele encaminhado, por exemplo, ao seu fonoaudiólogo?

Para esclarecer um pouco dessas dúvidas elaboramos um pequeno guia de orientação ao professor na confecção desses documentos:

PRIMEIRO PASSO:

Para que fique bem claro o tipo de relatório a ser feito, é necessário informar-se com o coordenador pedagógico de sua escola que profissional solicitou o pedido, para que nas suas anotações não faltem as informações relevantes à avaliação a ser feita.

Ao Psicólogo ou Psicopedagogo:

Normalmente quando uma criança é encaminhada a um profissional para uma avaliação de aprendizagem, é o próprio professor que a solicita. Portanto, não deixe de abordar exatamente os aspectos que o levaram a esse pedido.

Para o psicólogo nada que se relacione ao comportamento da criança é mero detalhe. Observe cuidadosamente as características de seu aluno ao chegar à escola, nas atividades realizadas em sala de aula, durante recreio, nas atividades livres, nas atividades realizadas fora da sala de aula, como: biblioteca, sala de vídeo, parquinho, etc. Observe, também, a maneira de seu aluno se portar diante das regras da escola, do cumprimento dos horários, ao uso do uniforme. Todas essas informações podem ser determinantes na avaliação do psicólogo.

Também é essencial ressaltar as atividades em que mais se destaca, o tempo que leva para concluir suas atividades, se trabalha bem em grupos, duplas, sozinho, se tem facilidade em se relacionar com os demais alunos, com os demais professores (educação física, inglês, informática, artes...). Não deixe faltar informações referentes ao relacionamento do aluno com as demais crianças. Conflitos, por menores que pareçam, são um dado muito importante para esse tipo de avaliação.

Ao Fonoaudiólogo:

A avaliação do fonoaudiólogo se refere especificamente às questões relacionadas à escrita e à fala da criança, no entanto, é preponderante informá-lo também sobre seu comportamento, já que há alguns diagnósticos que dependem do aval desse profissional para serem fechados. Portanto, informe-o se o aluno apresentar agitação ou lentidão excessivas, timidez, dificuldade de concentração ou de relacionamento.

Quanto à escrita: relate como é a letra desse aluno (se é legível ou ilegível, se força demais o lápis contra o papel, se o força pouco) e como o aluno escreve em seu caderno (se consegue escrever sobre a pauta, se omite ou acrescenta letras, se as troca, se copia corretamente, se tem escrita autônoma).

Quanto à fala: relate se o aluno apresenta fala anasalada, rouca, gagueira e demais irregularidades. É importante constar em seu relatório se o aluno fala alto ou baixo demais.

No caso dos alunos de Educação Infantil, informe também, se foi constatado algum tipo de defasagem na fala ou no vocabulário da criança.

Ao Psicomotricista:

A avaliação deste profissional dependerá das informações relacionadas à escrita e também à forma como o aluno se movimenta, anda, corre, senta, pula, se ele é capaz de desenvolver exercícios de percurso, equilíbrio, coordenação, etc, por isso, toda a observação deverá ser feita junto com o professor de educação física da criança.

Não deixe de observar estas e outras questões antes de elaborar um relatório de rendimento escolar, pois todo o trabalho a ser feito a partir dele dependerá da qualidade, relevância e veracidade das informações relatadas.

Esperamos que o guia acima possa auxiliá-lo em seus próximos registros.

Comente! Dê sugestões, faça suas críticas!

Afinal, este espaço é seu.


4 comentários:

Anônimo disse...

Achei ótimo, pois me ajudou muito, em 4 anos de magistério fui pega para fazer um relatório para o fonoaudiólogo do meu aluno de educação infantil.

Assim Caminha Humanidade-por Cris Maringolo on 24 de agosto de 2016 às 09:34 disse...

Obrigda
Precisei de um "norte"para execusão de um realtório para a fono de um aluno e muito me ajudou.

Daiane Oliveira disse...

Uau, adorei as dicas. Esclareceu bem minhas duvidas e também da coordenadora. Parabéns continue com essas dicas.

ANA LUCIA on 27 de novembro de 2018 às 15:49 disse...

BOA NOITE!
GOSTEI MUITO DAS DICAS,ME AJUDOU MUITO A ORIENTAR MEUS PROFESSORES.


Companheiros

Quem somos nós?

Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Somos a Criativa Consultoria Pedagógica, um empresa comprometida com a qualidade do ensino oferecido em nosso país. Oferecemos palestras,workshops, cursos, tudo para a capacitação profissional do professor e equipe pedagógica e elaboramos projetos e materiais para enriquecer os serviços oferecidos pela suas aulas. Agende uma visita! Nós vamos à sua escola! Criativa Consultoria Pedagógica. A parceria que faltava para a sua escola. Tel(s): (21)7206-2254 ou (21) 8872-8882
 

Copyright © 2008 Designed by SimplyWP | Made free by Scrapbooking Software | Bloggerized by Ipiet Notez | Blog Templates created by Web Hosting Men